
Centros participantes: tecnología educativa
Promovendo um ensino de qualidade, os Salesianos de Manique fomentam aprendizagens efetivas e significativas, pela consolidação de conhecimentos, mobilizados em situações concretas, favorecendo o desenvolvimento de competências. Para além disto, empreendem uma formação que enfatiza o desenvolvimento do espírito crítico, criativo e reflexivo e o desenvolvimento das suas atitudes e habilidades cognitivas, afetivas, psicomotoras e sociais, de acordo com as inovações que se apresentam no campo educativo.
Desafiámos a turma G do 6.º ano a pensar em soluções inovadoras na área das tecnologias, com a ajuda da Professora Paula Mendes nas aulas de TIC. Os alunos mostraram as suas preocupações sobre problemáticas ambientais e refletiram sobre as últimas notícias que nos chegavam acerca dos sismos na área de Lisboa.
Para dar resposta a esta inquietação a escola realizou um simulacro, onde foram verificados procedimentos, medidas de segurança e tempos de evacuação.
A turma continuou a desenvolver o projeto e identificou alguns pontos de melhoria.
A escola realizou uma ação de formação, melhorou a sinalização até ao Ponto de Encontro e realizou um 2.º simulacro, criando agora também cenários de incêndio onde foram aplicadas as medidas de proteção, trazendo para todos uma maior confiança.
Foi envolvida toda a comunidade educativa.
No projeto/maquete replicámos um simulacro com a evacuação de uma sala (TIC) e de um pátio. Fizemos alarmes, carro de bombeiros, passadeira rolante, robôs/alunos, colocámos a sinalética até ao Ponto de Encontro, identificámos percursos, obstáculos e procedimentos de melhoria.
O nosso projeto chama-se “Ponto de Encontro”.
24
4
Visite o site da escola: Salesianos de Manique-Escola