
Centros participantes: tecnología educativa
A Escola Básica e Secundária Rainha Dona Leonor de Lencastre está integrada no Agrupamento D. João II, em Sintra, do qual fazem parte mais três escolas do primeiro ciclo com JI. A escola fica localizada em São Marcos, no Cacém, tendo alunos desde os 3 aos 18 anos, a frequentar o Ensino Regular.
O nosso projeto vem na sequência das alterações sentidas nas refeições que são servidas na escola.
Em virtude da Organização Mundial da Saúde estar apreensiva com a obesidade infantil e estando o refeitório escolar sob responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra, há a preocupação em promover estilos de vida saudável em contexto escolar.
As crianças nascem com apetência para o sabor doce e salgado e para rejeitarem sabores amargos e ácidos, bem como a rejeitarem novos alimentos.
Estudos demonstram que as crianças podem necessitar de experimentar o mesmo alimento entre 12 a 15 vezes antes de o aceitarem.
Deste modo, na visão da equipa de nutricionistas, é necessário incentivar os alunos a provar alimentos que gostem menos ou desconheçam, bem como a ingerir, ainda que parcialmente, todos os componentes da refeição.
Consequentemente, lembramo-nos de que era importante saber a opinião de quem almoça frequentemente na escola. E assim, dar aos alunos e funcionários a possibilidade de se manifestarem, diariamente, sobre as refeições que consumiram.
Diariamente, no final de cada refeição, os alunos e funcionários que consumiram o almoço, avaliam o mesmo.
A elaboração e execução do projeto tem tido um percurso de acordo com o planeado: familiarizar os alunos com os componentes a usar, definir timmings para as diferentes tarefas, apurar em que tarefas os alunos se sentiam mais à vontade para trabalhar e colaboração entre todos os intervenientes.
O dia de reunião da equipa têm sido as sextas-feiras à tarde, no laboratório dedicado à robótica.
9
1
Visite o site da escola: EB e Secundária Rainha Dona Leonor de Lencastre