
Centros participantes: tecnología educativa
A nossa escola fica situada na vila de Caneças, no concelho de Odivelas, pertence ao Agrupamento de Escolas de Caneças e tem atualmente um total de 21 turmas (5º, 6º e 7ºano).
Partilhamos um ambiente educativo acolhedor e estimulante, onde toda a comunidade educativa, contribui para o crescimento educacional e pessoal dos nossos alunos, preparando-os para os desafios futuros com conhecimento, habilidades e valores fundamentais.
O projeto surgiu da vontade de ter uma horta ecológica na escola, que não seja destruída pelos pássaros e que sejam os alunos a cuidar da mesma. Assim, surgiu a ideia de construir robots que serão os guardiões das nossas sementeiras. Serão uma espécie de espantalhos que ao sentirem a aproximação dos pássaros irão realizar movimentos que os afastaram. Estes robots também vão colaborar com os alunos dando-lhes alertas relativamente à temperatura e humidade para que estes possam tomar medidas de proteção das suas sementeiras.
Todas as 7 turmas do 5ºano (aproximadamente 190 aluno) estão a trabalhar ativamente na realização do projeto. Nas aulas de Ciências Naturais os alunos estudaram os diversos tipos de plantas e selecionaram aquelas que melhor poderão se adaptar ao espaço escolar; em Educação Visual e Tecnológica foram pintados e decorados garrafões onde posteriormente foram plantadas as sementes e estão o desenvolver os projetos gráficos para os Ecorobots; uma representante da associação de pais e de encarregados de educação, que tem um viveiro de plantas em Caneças, transmitiu e orientou os alunos nas melhores práticas; e em Tecnologias de Informação e Comunicação estão a devolver a programação do Ecorobots.
195
6
Visite o site da escola: EB dos Castanheiros