
Centros participantes: tecnología educativa
O Agrupamento de Escolas Vasco Santana (AEVS) localiza-se na freguesia da Ramada, pertencente à União das Freguesias de Ramada e Caneças. A Escola Básica Vasco Santana é a escola sede do Agrupamento, encontra-se implantada no Bairro dos Bons Dias. Com um total de 1923 alunos, é um Agrupamento de referência, pela qualidade ao nível do ensino e da formação e pelo desenvolvimento de práticas educativas inovadoras.
O Agrupamento oferece uma diversidade de respostas educativas, em termos de infraestruturas tecnológicas, a escola dispõe de uma sala de informática equipada com 30 computadores e três Laboratórios de Educação Digital. Conta ainda com um Laboratório do Clube de Ciência Viva, promovendo o ensino experimental das ciências, e um Centro de Recursos, integrado na Rede de Bibliotecas Escolares, que apoia o desenvolvimento de competências de leitura, investigação e literacia digital dos alunos.
O AEVS tem como principal missão oferecer uma educação livre e aberta, promotora de um ensino que inclua todos os alunos, num ambiente de empatia, que propicie as suas aprendizagens e desenvolva a sua formação enquanto cidadãos. A persistência colocada na resolução dos desafios que traçamos e nos desafios diários que enfrentamos, tem-nos ajudado a nortear o caminho sob o lema “Diferenciar para Incluir”.
O projeto ao qual nos candidatamos baseia-se no conceito de escola inclusiva, oferecendo respostas educativas que promovam a plena inclusão social de cada aluno. Neste projeto estarão envolvidos alunos e professores do Clube de Ciência Viva na Escola, em colaboração com os professores da Unidade de Apoio Especializado e dos Laboratórios Digitais.
Desenvolvimento de recursos inclusivos para alunos com necessidades específicas
Os alunos do Clube de Ciência Viva na Escola, em colaboração com os professores da Unidade de Apoio Especializado e dos Laboratórios Digitais, irão desenvolver recursos tecnológicos que facilitem o processo de aprendizagem e promovam a inclusão escolar de alunos com necessidades educativas específicas. Estes recursos não só visam melhorar o desempenho escolar, como também contribuir para o bem-estar emocional e social dos alunos.
Como exemplos de projetos a implementar destacam-se os seguintes:
Design de réguas adaptadas para alunos com dislexia: Utilizando tecnologia de impressão 3D, serão criadas réguas que auxiliem a leitura e a compreensão de textos, diminuindo a sobrecarga cognitiva.
Criação de almofadas e painéis sensoriais com luzes: Estes recursos visuais e táteis têm como objetivo proporcionar estímulos que ajudem a melhorar a concentração e a acalmar alunos com perturbações sensoriais.
Desenvolvimento de auscultadores redutores de ruído: Com o intuito de reduzir distrações e ruídos indesejados, estes auscultadores serão projetados para criar um ambiente mais tranquilo, facilitando a concentração de alunos com perturbações de processamento auditivo.
Construção de jogos interativos e sensoriais: Para apoiar o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, serão criados jogos que envolvem a interação com objetos físicos, como blocos de cores ou formas geométricas. Um exemplo inclui a programação de robôs que respondem a comandos pré-definidos, promovendo o reconhecimento de cores e formas através de atividades lúdicas e interativas.
7
3
Visite o site da escola: EB Vasco Santana