
Centros participantes: tecnología educativa
O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos é um Agrupamento/Escola de referência para a educação bilingue (EREB). Fica situado em Lisboa na freguesia de Benfica e é constituído por duas escolas de 1º ciclo (Escola Básica Parque Silva Porto e Escola Básica José Salvado Sampaio), dois jardins de infância e uma escola com 2º e 3º ciclos (Escola Básica Quinta de Marrocos - escola sede).
O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos teve, no ano letivo transato, um total de 1231 alunos, segundo os dados da MISI2023.
Em termos de contexto socioeconómico o Agrupamento apresenta uma distribuição por escalões de ASE: no escalão A, 234 alunos; no escalão B, 175 e 27, no escalão C, segundo a MISI.
A taxa de sucesso média no Agrupamento foi de 93,5%
A taxa de sucesso dos 217 alunos/crianças com necessidades educativas do nosso agrupamento, incluindo Intervenção Precoce e Pré-Escolar, situa-se nos 85,5%.
No que se refere ao ensino básico, dos 183 alunos com necessidades educativas que o frequentaram, 86,3% tiveram sucesso.
Relativamente à taxa de sucesso dos alunos/crianças da EREB (crianças/alunos surdos) situa-se nos 90,5%, sendo de 91,1% se considerarmos apenas as crianças/ alunos que frequentam a modalidade de ensino Bilingue e de 88,5% se considerarmos unicamente as crianças/ alunos que frequentam a modalidade de integração.
No que diz respeito a Outras crianças/ alunos com necessidades educativas a taxa de sucesso é de 86,6%.
No que diz respeito à qualidade do sucesso no ano letivo transato, no 2º ciclo 65,7% dos alunos não tiveram níveis inferiores a três, 12,9% apenas tiveram um nível inferior a três, 8,2% com dois níveis inferiores a três e 3,6% transitaram ao abrigo da Portaria 223A de 2018.
No 3º ciclo 61,8% dos alunos não tiveram níveis inferiores a três, 18,0% apenas tiveram um nível inferior a três, 15,4% com dois níveis inferiores a três e 5,9% transitaram ao abrigo da Portaria 223A de 2018.
A possibilidade dos nossos alunos poderem estender a programação à robótica e a possibilidade de poderem materializar a modelação 3D foi o principal motivo para concorrermos a este projeto.
A programação de robôs e a impressão 3D torna-se uma mais valia para o processo ensino/aprendizagem dos nossos alunos. A possibilidade de materialização das atividades de sala de aula exponenciam o empenho e dedicação dos nossos alunos.
A impressão 3D é o culminar de um processo de modelação a três dimensões.
Hoje em dia é reconhecida a modelação 3D nas mais diversas áreas desde a robótica à medicina.
Tencionamos desenvolver a programação e robótica, a modelação e impressão 3D nas aulas de TIC e num clube de programação e robótica criado para o efeito.
Neste projeto participarão os alunos de 2º/3º ciclo em TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação e em interdisciplinaridade, em domínio de autonomia curricular, H – História e EVT – Educação Visual e Tecnológica.
A articulação entre a disciplinas referidas deve-se ao facto de considerarmos muito importante dar a conhecer aos nossos alunos a história do país. Escolhemos para isso monumentos nacionais, ditos maravilhas de Portugal. Os alunos trabalham as imagens, as descrição dos monumentos e desenvolvem veículos robóticos para se deslocar entre eles.
8
2
Visite o site da escola: EB Quinta de Marrocos